Como estudar redação faltando menos de 100 dias para o ENEM?

por | ago 17, 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio está chegando e a pergunta que todos precisam fazer a si mesmos é: o que devo estudar nesta reta final de preparação, faltando menos de 100 dias para o ENEM?

Ainda estamos em tempos de pandemia e de ensino não presencial, porém, mesmo com as adversidades, o ENEM – tanto o impresso quanto o digital – ocorre nos dias 21 e 28 de novembro. É isso mesmo, faltam menos de 100 dias para o ENEM! Sendo assim, é importante manter o foco nesta reta final e se preparar para a prova de redação, pois ela fará a diferença na nota total dos candidatos. Se você não sabe como manter os estudos nestes últimos meses de preparação, leia abaixo as 6 dicas que trouxemos, direcionadas para o estudo da redação nos próximos 4 meses.

1. Faça uma análise diagnóstica do seu desempenho

Antes de qualquer coisa, é importante entender como está o seu desempenho na redação. Assim, escreva um texto e encaminhe para um professor fazer a correção. Após receber a correção, perceba quais são os seus pontos fracos: em quais competências você tem mais dificuldades e quais os desvios mais repetitivos. Além disso, observe a nota final atingida por você nesta redação e qual a nota final que você pretende atingir no Enem, para então saber o quanto você precisa melhorar.

2. Faça exercícios de interpretação de temas e crie caderno de repertórios por eixo temático

Já escrevemos, anteriormente, sobre o estudo de redação por eixos temáticos. Para se preparar, é importante que você crie um caderno de repertórios, no qual você irá anotar todos os eixos temáticos e possíveis repertórios para o assunto. Alguns exemplos de eixos temáticos são: educação, meio ambiente e sustentabilidade, segurança, etc.

Para cada eixo temático estudado, você pode realizar anotações sobre os repertórios que podem ser utilizados. Guie-se por meio da folha abaixo para otimizar seus estudos:

3. Releia a Cartilha do Participante

Para que você saiba como melhorar a sua nota nas 5 competências do Enem é preciso, primeiro, entender o que é cobrado em cada uma das competências. A Cartilha do Participante, sobre a redação do Enem 2020, pode ser encontrada aqui.

Ao estudar a cartilha, faça suas próprias anotações sobre cada uma das competências (focando nos aspectos que você precisa melhorar) e também tenha atenção às situações que levam à nota zero. Além disso, aqui no blog nós já publicamos diversas dicas sobre o que é cobrado em cada uma das competências – vale a pena o estudo!

Leia os seguintes artigos: Competência 1, Competência 2, Competência 3, Competência 4, Competência 5;

4. Analise redações nota máxima de edições anteriores

Muitas pessoas pensam que apenas praticar a escrita de redações é o suficiente para se preparar para o Enem. Porém, ter conhecimento sobre as provas anteriores e também sobre como são as redações que já alcançaram a nota máxima no exame é extremamente importante. Desta forma, é essencial que você tire um tempo para ler as redações que atingiram 1000 nas edições passadas e que faça anotações sobre os aspectos em comuns nesses textos.

Como dica extra, veja a nossa postagem analisando a redação nota 1000 do Alan, nosso aluno que atingiu esta nota na edição passada do Enem. Além disso, temos episódios, em nosso podcast Papo Redação, em que também analisamos a redação do Alan e outras redações nota máxima.

5. Foque no planejamento do seu texto

Aqui está uma dica importante para otimizar seus estudos: muitos alunos simplesmente “pulam” este passo no momento da escrita. Já escrevemos sobre a importância de planejar a escrita do seu texto, então, vale a pena voltar para aquelas dicas e colocá-las em prática.

Para poder se organizar melhor, você pode guiar o seu planejamento seguindo a imagem abaixo:

6. Pratique a escrita de redações

Mesmo que faltem menos de 100 dias para o ENEM, você deve continuar focando na escrita e na reescrita de redações. Para isso, é importante que você escreva e encaminhe o seu texto para que ele seja corrigido por um profissional capacitado. Em nossa plataforma, nossos professores estão prontos para avaliar a sua redação e para deixar dicas direcionadas e específicas para que você entenda como pode melhorar a escrita da sua redação.

Aqui, o importante não é apenas escrever, mas sim receber feedbacks dos professores e colocar em prática as dicas deixadas.

Portanto, até outubro, o ideal é que você escreva 2 redações por semana e, no mês de novembro, escreva um texto a cada semana. Neste último mês o foco precisa ser nos aspectos a serem melhorados. Por isso, escreva uma redação por semana e vá verificando os erros cometidos para buscar corrigi-los.

Está pronto para colocar as nossas dicas em prática? Acesse nossa plataforma e comece a enviar seus textos:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é ad-3-1-1024x536.jpg
<a href="https://redacaonline.com.br/blog/author/misraely/" target="_self">Misraely Wolfart</a>

Misraely Wolfart

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela UFSC. Especialista em Educação de Jovens e Adultos. Cursando MBA em Gestão Educacional.
Assine um plano do Redação Online
Como fazer uma Redação do zero
Guia da Redação ENEM: tudo o que você precisa saber
Como tirar nota mil na Redação ENEM