logo redação online

Atualidades ENEM: temas possíveis

Mais uma super dica da Profª Mali!

Estar atento ao que acontece no Brasil e no mundo é fundamental para fazer qualquer prova, seja o ENEM ou vestibular, pois faz com que ganhe repertório, conheça diferentes pontos de vista e estilos de escrita e argumentação. Mas lembre-se: a ideia não é tomar partido ou ser opinativo, mas sim tratar os assuntos com olhar crítico e ter argumentos que sustentem seu ponto de vista, beleza? Vamos de Atualidades ENEM: temas possíveis!

Bora lá, então!?

Atualidades ENEM 2016: Brasil.

Olimpíadas Rio 2016 – O impacto social e político dos jogos no Brasil

Democratização da cultura – O acesso dos estratos sociais à cultura

Mobilidade urbana – Transporte público, UBER versus Táxis, impacto ambiental.

A politização da sociedade brasileira – A participação do povo brasileiro na política e o envolvimento dos jovens com movimentos políticos/sociais

A crise econômica brasileira – Origem da crise, impactos políticos e sociais da recessão, Brasil no cenários político mundial (BRICs e Mercosul).

Mariana – MG: desastre ambiental – O impacto social, econômico e ambiental causado pelo rompimento de barragem da mineradora Samarco.

Zika, chikungunya e dengue – O que são essas doenças, formas de contágio, ciclo de vida dos vetores e impactos sociais da expansão dessas doenças no país.
Atualidades ENEM 2016: Mundo.

Mudanças climáticas – Frio excessivo, calor excessivo, derretimento das calotas polares e o impacto da ação humana no clima do planeta.

Ativismo digital – Como a Internet revolucionou as causas sociais e o impacto das mobilizações digitais.

A crise dos refugiados e o avanço do terrorismo – Quem são os refugiados e o que procuram? O impacto social dessa movimentação na Europa. O crescimento e a diversificação do terrorismo no mundo e o Estado Islâmico.

Liberdade de expressão e preconceito – Qual é a diferença entre manifestação de um ponto de vista e o preconceito? A questão social das minorias (negros, pobres, homossexuais, mulheres e pessoas com deficiência).

A questão de gênero – A recente discussão sobre como definir os gêneros. Identidade de gênero e orientação sexual. O crescimento do feminismo e o fortalecimento das causas LGBT.

Atenciosamente,

Maria Amália Carneiro Büchele

atualidades-e-temas-importantes-para-o-vestibular

O que achou de nossos Atualidades ENEM: temas possíveis?

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes