logo redação online

Redação ENEM: 5 Dicas para detonar

Passo a passo para arrasar na Redação ENEM

Quer saber como tirar 1000 na redação ENEM? Confira as nossas dicas e garanta a nota máxima!

1) Leia

Um bom exercício é pesquisar as propostas de redação que já caíram ENEM nos anos anteriores. Veja como o ENEM traz os assuntos, o estilo de textos de apoio, e, até mesmo, exemplos de redações nota 1000.

2)  Atualize-se

Esteja por dentro dos assuntos mais recorrentes na mídia. Acesse diariamente os principais portais de notícias, fique de olho nos temas das capas de revistas semanais. O ENEM é voltado a questões relacionadas a sociedade, propondo que se faça uma reflexão sobre determinado assunto, além de uma proposta de intervenção (como solucionar esse problema).

3) Pratique

Pelo menos uma vez por semana, dedique-se a escrever sobre um assunto que esteja em voga. Vale também escolher um dos temas que já caíram nas provas do ENEM nos anos anteriores. Assim, você já fica familiarizado com o estilo temas que costumam cair na Redação ENEM.

4) Autocrítica

Corrija seus textos. Quando acabar de escrever, deixei o texto de lado por pelo menos 30 minutos. Releia. Você terá um novo olhar sobre ele e, então, a chance de aprimorá-lo. Faço o mesmo na hora de escrever sua redação ENEM. Escreva, depois passe para outra prova, ou peça para ir ao banheiro, para arejar a cabeça e descansar os olhos. Em seguida, releia e corrija a redação.

5) Reescreva

Que tal selecionar as redações que você já entregou no colégio, ver as observações que a professora fez e tentar reescrever de acordo com essas orientações? Com certeza, você vai conseguir ver em que casos você costuma errar e eliminar esses problemas de seus textos no futuro. 

Com essas dicas, você estará pronto pra detonar na redação ENEM!]

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes