ENTRAR NA PLATAFORMA
Tema ENEM 2017
Promulgado pela Organização das Nações Unidas em 1948, a Declaração Universal dos Direitos Humanos garante a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social. Conquanto, a ausência de políticas públicas de inclusão eficazes para formação educacional de surdos impossibilita que parcela dessa população desfrute desse direito universal, na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.
A Educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Hodiernamente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional pensar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo, a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido na falta de inclusão dos deficientes auditivos nas empresas e escolas. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, diminuiu pela metade o número de matriculados em escolas exclusivas de educação básica para surdos. Diante do exposto, fica claro que a falta de espaço no mercado de trabalho traz como consequência a diminuição no número de pessoas com essa deficiência em busca de formação.
Faz-se mister, ainda, salientar a infraestrutura precária nas escolas como impulsionador da dificuldade do acesso à educação pelos surdos. De acordo com Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, a falta de solidez nas relações sociais e políticas é a característica da "modernidade líquida? vívida no século XXI. Diante de tal contexto, a não reestruturação de escolas para torna-la mais inclusiva demonstra a falta de empatia pelo próximo e o descaso do governo por essa parcela da população.
Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. O Ministério da Educação junto ao do Trabalho devem criar um fundo monetário por meio do auxílio do Banco Nacional de Desenvolvimento econômico e Social, para assim, financiar a implementação de reformas nas infraestruturas dos colégios, distribuição de material adaptado e capacitação de profissionais na linguagem de sinais para escolas exclusivas e comuns, além de fornecer também incentivos fiscais para empresas que busquem incluir essa parcela da população em seus negócios. A partir dessas ações, espera-se promover melhorias de inclusão e ofertas de oportunidades para quem possui esse tipo de deficiência que é a surdez, a fim de alcançar uma sociedade mais justa e igualitária.
Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde