ENTRAR NA PLATAFORMA
Poluição do ar e seus impactos na saúde da população

   "Na minha terra tem palmeiras, onde canta o sabiá, as aves que aqui gorjeam, não gorjeam como lá". Esse trecho da canção de exílio do escritor Gonçalves Dias, demonstra a maneira pela qual os escritores indianistas declaravam o amor pela pátria e suas belezas. No entanto, hodiernamente, verifica-se que esse apreço é deixado de lado quando se observa a questão da poluição do ar e seus impactos negativos na saúde da população, ora pela insuficiência legislativa, ora pelo capitalismo.



   É válido ressaltar, em primeiro lugar, a questão constituconal e as consequências que o cercam. Nessa perspectiva, segundo o filósofo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem-estar da população. Conquanto, a falta de rigidez nas leis perpetuam esse cenário antagônico, haja vista que as leis que existem no hodierno encontram-se em estado de anomia, pelo fato de serem infringidas, por vezes, sem qualquer punição ao infartor. Por conseguinte, a poluição cresce a cada dia , e assim, cada vez mais a qualidade da saúde das pessoas diminuem.



   Ademais, outro fator a salientar é o modelo sócio-econômico vigente como impulsionador desse revés. Sob esse viés, de acordo com o economista brasileiro Hugo Penteado, a busca excessiva pelo lucro está cegando as grandes empresas quantos aos impactos negativos que elas causam ao meio ambiente e à saúde das pessoas. O raciocínio exposto torna-se claro ao analisar os dados divulgados pela OMS em 2018, que afirma que em torno de 7 milhões de pessoas morrem anualmente por causa da qualidade do ar.



   É evidente, portanto, que medidas são necessárias para atenuar a problemática. Destarte, o Governo Federal, como instância máxima na administração executiva, em figura do Poder Legislativo, deve criar leis mais severas por meio do diálogo com ambientalistas, a fim de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Além disso, o Ministério da Justiça, por intermédio da Polícia Federal, deve fazer constantes averiguações para comprovar se as indústrias estão seguindo as leis. Somente assim, poder-se-á retomar o sentimento ufanista exposto nas obras de Gonçalves Dias.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde