ENTRAR NA PLATAFORMA
O problema da falta de incentivo - leitura na infância

 O livro "A menina que roubava livros" do escritor Markus Zusak, se passa no contexto da segunda guerra mundial, no qual a personagem principal tenta resgatar e até mesmo roubar livros, que foram proibidos naquele período. Na contemporaneidade, poucos brasileiros parecem ter o amor e o hábito da leitura demonstrado pela garota no filme. Isso se evidencia tanto pela influência dos meios tecnológicos, quanto pela desigualdade social presente na sociedade.


 Em primeira análise, um entrave é que com o advento da tecnologia, a chegada das redes sociais e os jogos eletrônicos trazidos por ela é normal que muitas crianças, ao terem contato com esses meios, deixam o livro de lado, o que parece ser uma alternativa muito viável. Nesse sentido, o problema se agrava ainda mais quando a criança não tem o estímulo dos pais, que deveriam incentivá-la a ler. De acordo com o filósofo Rousseau, o homem é o produto do meio, desse modo, se o indivíduo tem uma família quer ler constantemente o instigando, consequentemente ele será um futuro leitor.


 Outrossim, o abismo social existente no Brasil, o qual muitas pessoas têm uma situação de ensino precária e outras fazem parte do quadro de analfabetismo. Dessa forma, dificilmente esses cidadãos chegam a ter contato com a leitura, visto que nas condições desiguais vivenciadas por essa parcela da população, o hábito de ler não é difundido, sendo que ele é necessário para uma educação de qualidade. Partindo do pensamento Kantiano, o homem é aquilo que a educação faz dele, com isso, a leitura serve de auxílio as práticas educacionais.


 Infere-se, portanto, que o incentivo à leitura na sociedade brasileira é indispensável. Então, para que isso possa alcançar o maior número de pessoas possível, é preciso que o Ministério de Educação – órgão responsável pelas diretrizes educacionais do país – promova projetos que tragam bibliotecas móveis à áreas urbanas carentes, salientando o ato de ler, distribuir livros gratuitos, fazer palestras com a temática da leitura, em adição, à família deve incentivar a criança ler desde cedo, limitando o uso de aparelhos tecnológicos quando necessário. Para que, as crianças tenham a oportunidade e o incentivo de ler. Somente assim, a criançada terá o amor e o hábito da leitura demonstrado pela garota no filme.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde