ENTRAR NA PLATAFORMA
O consumismo e seus impactos ambientais

Com o advento da Revolução Industrial e da fixação do capitalismo na sociedade houveram intensas mudanças nas relações de produção e consumo que proporcionaram melhorias na qualidade de vida da população. Entretanto, o consumo desmedido e a negligência governamental em fiscalizar as atividades extrativistas e agropecuárias das empresas transformaram tais avanços em ameaças para os ecossistemas brasileiros. Desse modo,torna-se necessário o debate acerca dessa problemática.


Inicialmente, vale destacar os trabalhos do filósofo Karl Marx acerca do consumo alienado. Nesse sentido, vive-se,hodiernamente, numa sociedade capitalista de produção em massa, na qual, os meios de comunicação induzem artificialmente os indivíduos a possuírem bens como forma de ascender e demonstrar poder na sociedade. Consequentemente, tais práticas provocaram o intenso uso de matérias primas,poluição e a emissão de gases estufa que impactam severamente o equilíbro da natureza.


Outrossim,de acordo com os dados do Global Watch Florest, o Brasil perdeu cerca de 10% de área ambiental entre 2000 e 2018. Em vista disso, observa-se a negligência dos órgãos públicos em fiscalizar áreas florestais contra o desmatamento e as queimadas,provenientes de empresas que buscam por  matéria prima para seus produtos ou espaço para atividades  agropecuária .Portanto,tal problemática contribui para a crescente diminuição da flora e fauna brasileira.


Desse modo, faz-se mister que, o Ministério da Educação proporcione aulas sobre educação ambiental e consumo sustentável  nas escolas,através de palestras com profissionais capacitados,livros didáticos e atividades extra curriculares, a fim de que os alunos possam aprender a consumir de maneira sustentável,como também saber como descartar o lixo e reutilizar produtos velhos.Além disso, o Ministério da Agricultura  e do Meio Ambiente  em parceria com o Poder Judiciário deve punir empresas  que promovem o desmatamento e colocam em risco a diversidade florestal brasileira,através de leis ambientais e fiscalização das atividades dessas instituições.Desse modo,os impactos ambientais do consumismo poderão ser amenizados. 

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde