logo redação online

TEMA DE REDAÇÃO – Lixo eletrônico e impactos socioambientais

Tema de redação – Lixo eletrônico e impactos socioambientais

O depósito irregular de lixo é um problema que afeta o mundo todo. Quem sofre mais, no entanto, são os países em desenvolvimento. Alvo dos restos das grandes nações desenvolvidas, precisam lidar com um problema que não é seu e que, além de tudo, é ilegal. Mais recentemente esses países têm lidado com um acúmulo específico de lixo: o lixo eletrônico, também chamado de e-lixo. Baterias, celulares, e computadores quebrados e inúmeros produtos tóxicos estão invadindo territórios por vias ilegais, causando problemas ambientais e diplomáticos. Esse problema ambiental cresceu muito nas últimas décadas. Pegamos como exemplo o continente africano. Há muitos países da África que possuem tecnologia de captação dos raios solares para gerar energia para casas mais pobres. O problema é que eventualmente as placas solares c

Exemplo

Lixo ou luxo?
A revolução tecnológica foi um marco positivo para o século XXI. No entanto, fatores negativos foram provocados apartir dessa revolução como o lixo eletrônico. Sendo assim, tal problemática é fruto do capitalismo exarcebado de consumo, além da baixa durabilidade dos produtos no intuito de formar um ciclo de consumismo.
Em primeiro lugar, nota-se, principalmente em países em subdesenvolvimento, uma legislação branda quando o assunto é reciclagem de produtos eletrônicos pelas empresas fabricantes. Com isso, ocorre inevitavelmente o depósito irregular de lixo eletrônico na natureza, sobretudo, contaminando o solo com metais pesados como, também, colocando em risco a saúde do público ao seu redor. Esses fatores, são impulsionados pelo ciclo de vida útil desses aparelhos com baixa duração, visto que, é tratado de forma intencional pelos fabricantes.
Em outra análise, é visto como previsível a política consumista da sociedade em todo mundo, pois, o indivíduo é alimentado pelo desejo compulsório provocado pela indústria cultural em adquirir novas tecnologias em detrimento da empossada. Dessa maneira, acaba provocando um descarte precoce de um bem tecnológico e colaborando para o acumulo interminável de lixo eletrônico. Assim como afirma o sociólogo Durkheim, “O indivíduo é influenciado pelo meio social em que vive”, essa ideia define o atual cenário mundial.
Fica evidente, portanto, a necessidade de mudança nesse cenário assim como afirma o filósofo Heráclito de Éfeso, “Nada é permanente, salvo a mudança”. Dessa forma, o sistema legislativo de cada país devem promulgar novas leis no que diz respeito a reciclagem do lixo eletrônico pelo fabricante, no intuito de reduzir e corrigir os impactos ambientais causados por tal problema. Ademais, a sociedade deve cumprir com o papel de preservação ambiental e salientar o consumo e descarte consciente.