ENTRAR NA PLATAFORMA
Educação domiciliar no Brasil

Na saga de livros "Harry Potter", Hogwarts é a escola destinada ao ensino de jovens bruxos. Os alunos vivem todo o período letivo dentro da escola, construindo assim, laços eternos de amizade e companheirismo, além de desenvolverem amplo senso de diversidade e coletividade, uma vez que a escola recebe alunos do mundo todo. No hodierno cenário brasileiro, a construção desses valores é ameaçada com a chegada da educação domiciliar. Nessa perspectiva, urge a necessidade de analisar como a construção do indivíduo é afetada por esse método educacional.


Em primeiro plano, é importante destacar o papel que a intituição escolar desempenha na socialização do indivíduo. Assim como no livro supracitado, o convívio entre alunos, professores e funcionários é essencial para a construção de valores necessários à vida, como senso de trabalho em grupo e competição. Desse modo, a escolha de pais superprotetores pelo ensino domiciliar, priva e distorce as perspectivas de coletividade e sociedade da criança, que se tornará um adulto um dia. Logo, ao ser inserido no mercado de trabalho, esse indivíduo, agora adulto, sofrerá grande dificuldade em lidar com o trabalho em equipe e com os desafios do dia-a-dia, visto que sua noção de coletivo e grupo se restringe à seus pais.


Outrossim, é importante ressaltar que a escola é a porta de entrada para o ensino de diversidade e tolerância. No desenho animado "O incrível mundo de Gumball", a escola de Elmore é composta por vários tipos de alunos, como Gumball, o gato, Darwin o peixe, João Banana, Cindy, a batata, todos vivendo harmoniosamente e respeitando suas diferenças. Destarte, pais intolerantes que não aceitam o ensino da diversidade social nas escolas, optam por educar seus filhos em casa, reforçando seus valores excludentes. Dessa maneira, a criança cresce, tornando-se um adulto preconceituoso, podendo apresentar comportamento agressivo frente a diferenças de raça e gênero.


Portanto, faz-se necessário reforçar legalmente a nessecidade da educação ser realizada nas escolas. Sendo assim, é dever do Governo, por meio de projetos de lei aprovados na Câmara, manter ilegal o ensino domiciliar, a fim de garantir a vivência em sociedade e garantir o entendimento da diversidade social, com o intuito de dimiuir a intolerância. Ademais, também é dever da Escola, por intermédio de reforma curricular, inserir disciplinas coletivas, que contem obrigatóriamente com a presença dos pais dos alunos pelo menos uma vez na semana letiva, para que família e escola compartilhem os conhecimentos com as crianças e desenvolvam cronogramas juntos, com a finalidade de garantir maior aceitação do currículo escolar. Assim, pode-se garantir educação e tolerância à todos, como em Hogwarts.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde