ENTRAR NA PLATAFORMA
Desperdício de alimentos no Brasil

O artigo 6° da Constituição Federal de 1988, afirma que a alimentação é um dos direitos sociais. Entretanto, é inegável que o desperdício de alimentos no Brasil é uma problemática devido ao consumo de carne e as propagandas publicitárias produzidas por empresas alimentícias. Diante disso, faz-se pertinente debater sobre possíveis causas e soluções.


Primeiramente, é válido salientar que o consumo de carne é um fator importante a ser avaliado quando se trata do desperdício de alimentos. De acordo com pesquisas, uma redução de 50% no consumo de carne aumentaria a quantidade de calorias disponíveis para consumo humano -o suficiente para alimentar dois bilhões de pessoas a mais no planeta. Nesse sentido, a adoção de uma dieta vegetariana faria com que todos tivessem como se alimentar, ou seja, o alimento que antes seria descartado passaria a saciar a fome de quem não tem o que comer.
Em segundo lugar, vale ressaltar que as propagandas publicitárias criadas por empresas de comidas rápidas, os famosos "fast-food" , são responsáveis pelo consumismo em relação a alimentação. Segundo o sociólogo alemão, Karl Marx, em um mundo capitalista, a busca pelo lucro está acima dos valores éticos e morais. Nesse contexto, as empresas alimentícias utilizam os meios de comunicação para induzir o consumo inconsciente de alimentos, provocando o seu desperdício.


Portanto, faz-se necessárias medidas capazes de diminuir o desperdício de alimentos no Brasil. Para tanto, urge que ONGs atuam em proteção aos animais , estimulem a sociedade a adotar uma dieta vegetariana, por meio de campanhas nos espaços midiáticos, mostrando os benefícios de um cardápio assim, com o intuito de que mais pessoas tenham como se alimentar. Dessa forma, será possível dimimuir o desperdício de alimentos.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde