ENTRAR NA PLATAFORMA
Desafios para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade

Em Atenas, na Grécia Antiga , os recém-nascidos com algum tipo de incapacidade eram abandonados ou eliminados . Quando surgiu o cristianismo ainda no Império Romano a doutrina combateu , dentre outras práticas , a eliminação das crianças . Nesse viés , atualmente , é condenada qualquer ação que vá contra os direitos humanos de qualquer cidadão. Entretanto , ainda existe um enorme abismo entre pessoas portadoras e as não portadoras de algum tipo de deficiência que é cavado diariamente devido à falta de informação e infraestrutura da sociedade.



Nesse contexto , vale ressaltar , que no Brasil , de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estastística ( iBGE ) cerca de 24% da população possui algum tipo de dificuldade. Parafraseando Nelson Mandela - presidente Sul Africano a educação é a arma mais poderosa capaz de mudar o mundo , seguindo tal máxima , a quantidade de informação repassada para a população sobre a necessidade desses indivíduos deveria ser destaque entre as políticas de inclusão. No entanto , a falta de informação gera preconceito e consequente afastamento entre pessoas de uma mesma comunidade. Desse modo , cada vez mais , o entendimento acerca da necessidade de aceitação as inúmeras diferenças são distanciadas dos cidadãos , impossibilitando , maior aceitação e inclusão social.



Outro fator preponderante , é a falta de infraestrutura oferecida para determinado grupo dentro da sociedade.Nesse sentido , a acessibilidade torna-se um desafio em todo o país . A falta de acesso em prédios e hospitais , a não preparação de profissionais em escolas ou centros universitários para atender as múltiplas carências ou a falta de espaço para cadeirantes na maioria dos espaços públicos , dificultam a integração efetiva dessa parcela da população que fica marginalizada e coibida de realizar simples tarefas do dia a dia e acabam se afastando automaticamente da vida social, o que pode ocasionar tensões e desgastes na sociedade que funciona como extensão da vida de seus participantes.



Visto isso , e buscando maior inclusão em toda a coletividade é necessária a tomada de medidas que atuem a favor desse trajeto. Portanto , é essencial a ação do Ministério da Educação por meio da implementação de aulas nas grades horárias das escolas que possibilitem maior interação entre os estudantes como exemplo disso danças , brincadeiras e musícas que tenham por finalidade a união e maior conscientização das crianças desde o ensino básico. Somada a ação das mídias sociais que devem informar a população acerca das dificuldades enfrentadas por essa parcela da nação , por meio de cartilhas e programas que ofereçam maior visibilidade a instituições que trabalhem em prol a essas causas como exemplo a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ( APAE) com a finalidade de construir um país mais empático que aceite e respeite as múltiplas diferenças existentes.

Ver todas as redações Corrija suas redações com a nossa plataforma! Clique aqui!
Message comes here!
Aguarde