logo redação online

Tema de Redação: Meios para o controle do lixo gerado no Brasil

Tema de Redação

Com base nos textos motivadores abaixo, produza uma redação dissertativo-argumentativa sobre o tema: MEIOS PARA O CONTROLE DO LIXO GERADO NO BRASIL.

Texto 1

Mesmo num período de crise, com impacto óbvio sobre o poder de compra da população, a quantidade de lixo produzida no brasil aumentou. Na maioria das cidades, esse material ainda oferece risco à saúde e ao meio ambiente.

Esse é um dos maiores desafios dos prefeitos eleitos no Brasil. Na maioria dos municípios, os resíduos continuam sendo depositados irregularmente a céu aberto.

Brasília tem o maior lixão da América Latina, a apenas 15 quilômetros da Esplanada dos Ministérios.

Em 2015, se fosse para somar a quantidade de entulho e de lixo hospitalar abandonados nas ruas das cidades brasileiras, o volume total equivaleria a 1.450 estádios do Maracanã.

Nos municípios maiores e mais ricos, onde se produz mais lixo, a situação é melhor. Por isso, mais da metade dos resíduos do país (58,7%) seguem para aterros sanitários.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2016/10/quantidade-de-lixo-produzida-no-brasil-aumenta-mesmo-com-crise.html

Texto 2

Dados sobre o lixo produzido no Brasil

No Brasil são produzidas, diariamente, cerca de 250 mil toneladas de lixo. Sendo que a cidade de São Paulo é a que mais produz lixo no país, com cerca de 19 mil toneladas por dia.

Composição do lixo brasileiro:

– lixo orgânico (52%)
– papel e papelão (26%)
– plástico (3%)
– metais como, por exemplo, ferro, alumínio, aço, etc. (2%)
– vidro (2%)
– outros (15%)

Destino do lixo brasileiro:

– aterros sanitários (53%)
– aterros controlados (23%)
– lixões (20%)
– compostagem e reciclagem (2%)
– outros destinos (2%)

Alguns dados importantes sobre a reciclagem do lixo brasileiro:

– O Brasil recicla cerca de 97% das latinhas de alumínio que são descartadas;
– Apenas 55% das garrafas PET são recicladas. 

Fonte: https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/lixo.htm

Texto 3:

A compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico. Trata-se de um processo natural em que os micro-organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica. A técnica de compostar ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados em nossa residência.

Fonte: https://www.ecycle.com.br/component/content/article/67/2368-o-que-e-como-fazer-compostagem-compostar-compo steira-tecnica-processo-reciclagem-decomposicao-destino-util-solucao-materia-organica-residuos-solidos-lixo-organico -urbano-domestico-industrial-rural-transformacao-adubo-natural.html

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes