logo redação online

Prepare-se! ITA

Prepare-se! ITA

Vai fazer a prova do ITA e tá nervoso por causa da redação? Vamos de Prepare-se! ITA!

Fica não, pois temos dicas bem bacanas para você!

Vamos lá:

Em primeiro lugar, nada de surpresa! Não vá para a prova de redação esperando encontrar um comando para a produção do texto.

Se não lembra o que é comando, espia aqui 🙂 

Diferente do modelo seguido pela grande maioria esmagadora dos vestibulares, a prova de redação do ITA não traz um recorte temático pré-estabelecido. Para determiná-lo, você terá que ler os textos da prova, interpretá-los e, a partir disso, extrair o tema. Para não se perder na hora de fazer isso, seguem algumas dicas bem simples e de fácil execução:

  1. não deixe de ler NENHUM texto da prova de Língua Portuguesa, pois todos, de forma direta ou indireta, serão usados na redação;
  2. se não conseguir identificar o tema na primeira leitura, leia quantas vezes forem necessárias;
  3. portanto, é importante se planejar. Se você sabe que tem um pouquinho de dificuldade na hora de interpretar textos, deixe um pouco mais de tempo para a redação;
  4. destaque, nos textos, as palavras que você considera importantes.
  5. e o mais importante é: estude e faça exercícios sobre interpretação de texto!

Além dos textos, é comum que seja apresentada mais alguma informação, que pode ser gráfico, tabela, tirinha ou outro texto não verbal ou híbrido. Mais uma vez, a dica é destacar o que lhe parecer mais relevante tanto para a delimitação do tema quanto para a argumentação que será construída na sua redação.

“Professora, chuta algo que pode cair.”

Aqui não tem bola de cristal, não, mas tem estudo sobre a prova! E, com base nele, deve-se esperar textos que levem os candidatos a recortes temáticos relacionados com discussões da atualidade. Portanto, além de estudar e praticar interpretação de texto, você deve ficar ligado no que está acontecendo à sua volta.

E, é claro, uma última mas não menos importante dica: mantenha a calma!

De nada adianta ter conhecimento se você não tiver equilíbrio emocional, então, fique relax e faça o seu melhor!

Pra ajudar um pouquinho, nós separamos aqui um tema de redação da prova. Vai, coisinha, acreditamos em você!

Está treinando a redação para o ITA? Então envia a sua para a gente! Nós corrigimos para você! O que achou de nosso texto sobre Prepare-se! ITA?

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes