logo redação online

Prepare-se: UFPR

Prepare-se: UFPR

Passo a passo para atender todos os critérios da Redação UFPR – Prepare-se: UFPR

A prova de redação – nesse vestibular intitulada de compreensão e interpretação de texto – do vestibular da Universidade Federal do Paraná, que acontecerá nesse final de semana, no dia 26 e 27 de novembro, mostra algumas diferenças quando comparada as demais provas do Brasil. Venha ver sobre Prepare-se: UFPR!

Por mais que ela costume pedir um texto dissertativo, o aluno tem de 6 a 8, 8 a 10 ou 10 a 12 linhas para desenvolver a sua produção. Não se trata de uma redação, mas sim de 5 pequenas produções. Além disso, o texto deve atender as exigências do enunciado, que é sempre diferente da redação e se vincular ao texto base. O mais importante é organizar as ideias para cumprir direitinho com o que o enunciado pede, vamos lá?

A UFPR tem como instruções o seguinte:

  1. A prova desta fase é composta de 5 questões discursivas de Compreensão e Produção de Textos.
  2. As questões deverão ser resolvidas no caderno de prova e transcritas na folha de versão definitiva, que será distribuída pelo aplicador de prova no momento oportuno.
  3. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos aplicadores de prova.
  4. Ao receber a folha de versão definitiva, examine-a e verifique se o nome impresso nela corresponde ao seu. Caso haja qualquer irregularidade, comunique-a imediatamente ao aplicador de provas.
  5. As respostas das questões devem ser transcritas NA ÍNTEGRA na folha de versão definitiva, com caneta preta.
    Serão consideradas para correção apenas as respostas que constem na folha de versão definitiva.
  6. Leia o enunciado com atenção.

Confira agora as nossas dicas para uma produção excelente nesse vestibular:

  1. Leitura do texto base:

Nesse momento, o aluno deve observar os argumentos que o autor utilizou para construir dada opinião. Esse texto pode ser um trecho de um texto, uma redação argumentativa, uma charge ou infográfico. Anote em um rascunho esses argumentos, informações ou palavras-chave, pois na hora de escrever o seu texto, você deve deixar claro se concorda ou não com o texto base e porquê.

Exemplos de texto base:

“Segundo a mitologia grega, Narciso era um belo rapaz, filho do deus do rio Céfiso e da ninfa Liríope. Quando nasceu, o
adivinho Tirésias profetizou que ele teria uma vida longa se não visse a própria face. Depois de adulto, após uma caçada, ele se
debruçou numa fonte para beber água. Nessa posição, viu seu rosto refletido na água e se apaixonou pela própria imagem. Ali ficou,
imóvel na contemplação de seu rosto refletido, e assim morreu.”
(Fonte: KURY, Mário da Gama. Dicionário de Mitologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1990.)

     1. Como estruturar o seu texto:

  • Leia atentamente o enunciado e, nessa leitura, preste atenção ao gênero pedido. Algumas palavras podem indicar esse gênero, como: “comente”, “avalie” ou “julgue”. Nesse caso, espera-se que o aluno apresente um texto argumentativo sobre o tema exposto. Além disso, preste atenção se o enunciado pede mais alguma coisa como, por exemplo, dar um exemplo atual sobre o assunto em pauta.
  • Ao começar sua redação, deixe muito claro o assunto sobre o qual vai escrever, e o seu ponto de vista sobre o texto base. Lembre-se: você pode estar de acordo ou não, mas não esqueça de referenciar com que dados, informações, teorias etc você está baseando sua opinião. Você também, citar a fonte do texto base, ou seja, o autor e local de publicação. Para essas primeiras informações, reserve em média três (3) linhas de sua redação.
  • Em seguida, você deve apresentar os seus argumentos, sempre relacionando ao texto base. Para essa parte, você pode dedicar em torno de sete (7) linhas.
  • As duas linhas finais devem ser um espaço final para retomar seu argumento, reforçando e dando um desfecho ao texto.

Na redação da UFPR o importante é saber administrar as ideias no espaço de linhas e, claro, cumprir com que pede o enunciado. Por isso, não deixe de destacar as palavras chaves (do enunciado) e, antes de entregar a prova, confira se está tudo certinho.

Para praticar, nós vamos deixar aqui o temas que caira nas 5 produções no vestibular da UFPR no ano passado!

Boa sorte e lembra da gente! Sempre é hora de ir mais preparado pra prova, por isso, manda um textinho pra gente, vai ?! Vamos corrigir com carinho. O que achou de nosso texto sobre Prepare-se: UFPR.

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes