logo redação online

Por que eu não consigo tirar 1000 na redação do ENEM?

mulher fazendo prova

Se você faz parte das pessoas que se perguntam isso, confira as dicas de hoje do Por que eu não consigo tirar 1000 na redação do ENEM?!

Separamos alguns dos erros mais comuns dos alunos na hora de escrever a Redação para o Enem, assim você fica esperto e não dá bobeira. Confira nossas indicações!

Não exponha ideias radicais

via GIPHY

Contenha suas emoções, criança! Isso acontece quando o aluno traz uma opinião completamente intransigente sobre dado tema, sem argumentos que justifiquem essa tomada de posição. Vale lembrar que o aluno vai ser avaliado por defender um ponto de vista, com argumentos e posições claras. Escolha uma posição, óbvio, mas evite usar expressões extremista como, por exemplo, “nunca”, “sempre”, “jamais”. Além disso, em geral, ideias radicais vão contra os direitos humanos, e ir contra os direitos humanos vai fazer com que você zere a sua nota.

Não utilize expressões ou provérbios clichês e citações sem critério

via GIPHY

Muitos alunos estão empregando em seus textos receitas de “como se fazer uma Redação para o Enem”. Consequentemente, dicas que aparentemente podem parecer a solução para a sua redação, acabam deixando ela empobrecida. Por isso, se for para colocar citação, certifique-se de que ela realmente vai contribuir para a construção do seu argumento. Não coloque citação só para dizer que colocou, pois, ao invés de parecer inteligente, vai passar que você está tentando equilibrar um elefante branco num alfinete.

Não use vocabulário muito rebuscado

via GIPHY

Às vezes, acontece de o aluno colocar uma palavra rebuscado no meio do texto quando ela é claramente desconexa. Pior é quando é usada uma “palavra bonita” que não faz o menor sentido com o contexto. Outro problema que pode ocorrer é de o aluno entulhar de expressões rebuscadas e o texto perder a fluência ou até ficar confuso.

Cuidado com a linguagem oral

via GIPHY

Tome cuidado com a oralidade ao escrever. Pequenos deslizes como escrever “tá”, ao invés de “está”, são cada vez mais frequentes. Expressões coloquiais e gírias, como “irado”, não são adequadas a um texto que exige a norma culta da língua.

Atenção aos erros de gramática

via GIPHY

Assim como a oralidade, os erros gramaticais também são inimigos de um bom texto. Se estiver com dúvida na hora de usar algum termo, procure trocá-lo por outra palavra mais segura. Não se arrisque!

De maneira sucinta, vamos lembrar os tópicos que podem fazer com que você zere na Redação Enem. Aí sim você fica longe do mil:

  1. Fugir do tema;red
  2. Escrever um texto que não seja dissertativo;
  3. Texto com até 7 linhas;
  4. Impropérios, desenhos e deboches;
  5. Desrespeito aos direitos humanos (racismo, xenofobia e homofobia);
  6. Folha de redação em branco.

Você pode dar uma olhadinha no post que fizemos com dicas para não zerar na Redação Enem, é só clicar no link aqui. Nesse post você vai encontrar de maneira mais detalhada tudo que você precisa saber para não zerar na Redação Enem.

E aí, pronto para tirar 1000? Para ficar bem preparado, escolha um dos temas de redação aqui do nosso blog e comece a escrever. Treinando, você consegue chegar à nota máxima! O que achou de nosso texto sobre Por que eu não consigo tirar 1000 na redação do ENEM?

POSTS RELACIONADOS