logo redação online

O que esses 9 memes tem a ver com a gramática?

O que esses 9 memes tem a ver com a gramática?

As palavras homônimas nos permitem brincar com a troca de sentidos no uso de uma mesma palavra. Uma das formas de ser fazer isso é com o meme das “Coisas com Sentimento”, confira O que esses 9 memes tem a ver com a gramática?!

Uma das características da Língua Portuguesa é a grande presença de palavras homônimas, que são aquelas que tem a mesma forma de escrever, porém com significados diferentes. Como, por exemplo, a palavra “manga”, que pode ser uma fruta ou uma parte de uma camiseta ou casaco: “Colhi uma manga bem madura” ou “A manga daquele casaco fica curta em mim”.

Outro exemplo é a palavra “gato”. Se formos ao dicionário, vamos ver a descrição de um animal felino. No entanto, utilizamos essa palavra, também, para referenciarmos a beleza de alguém como, por exemplo, “Aquele menino é um gato! ”, ou ainda, para denominar instalações clandestinas, “Ele fez um gato para ter TV a cabo em casa”. Viu só?
É a mesma grafia, mas dependendo do contexto tem significados completamente diferentes. Isso possibilita, também, a brincarmos com os sentidos das palavras. Por isso, se fizermos um jogo entre palavras e imagem, conseguimos trocar o sentindo primordial que damos a determinada palavra, como acontece em muitos memes que nos cercam nas redes sociais, como o Facebook e o Instagram. Certamente, você já viu muitos deles por aí e, também, já deu muita risada.

Confira várias coisas com sentimento e entenda o que queremos falar!

  1. O furão:

memes

2. O Pé Chato

3. O Açúcar Refinado

4. O Enroladinho

5. O Pente fino

6. A Laranja Mecânica

8. O Lápis Desapontado

9. A placa Mãe

O que achou de nossos O que esses 9 memes tem a ver com a gramática?

POSTS RELACIONADOS