A introdução é a porta de entrada para o seu texto. É através dela que o seu leitor vai descobrir qual tema será abordado, e por isso este parágrafo é tão importante, pois, se for mal construído, gerará dúvidas e perda de interesse, e não queremos que isso aconteça, certo?

Redação enem

A cara do corretor quando começa a ler seu texto e ele já começou todo azedo via GIPHY

Há diversas maneiras de iniciar uma dissertação; Vamos a elas:

via GIPHY

Construção da tese: Aqui, e em todos os modelos de introdução, o tema deve estar sempre presente. Neste tipo de introdução você já iniciará o seu texto se posicionando, mostrando o ponto de vista que irá defender na sua argumentação. Este é o tipo de introdução esperada nas redações do ENEM. Posteriormente, na conclusão, a tese deverá ser retomada;

Ex: Durante, principalmente, a década de 1980, o Brasil mostrou-se um país de emigração. Na chamada década perdida, inúmeros  brasileiros deixaram o país em busca de melhores condições de vida. No século XXI, um fenômeno inverso é evidente: a chegada ao Brasil de grandes contingentes imigratórios, com indivíduos de países subdesenvolvidos latino-americanos. No entanto, as condições precárias de vida dessas pessoas são desafios ao governo e à sociedade brasileira para a plena adaptação de todos os cidadãos à nova realidade.

Vemos que a tese, aqui, mostra que o Brasil do século XXI é um país que recebe muitos imigrantes (inversão do que havia na década de 1980).

Roteiro: Este tipo de introdução apresenta ao leitor o roteiro que será seguido durante o desenvolvimento do seu texto; assim, ao citar o roteiro na introdução, deve-se segui-lo até o final, para que não haja incoerências;

Ex: Para se analisar a questão da violência contra o menor no Brasil, é essencial que se discutam suas causas e suas consequências.

Introdução por Base Histórica: neste modelo de introdução o candidato deve procurar na História uma relação direta com o tema proposto, contextualizando e, muitas vezes, contrapondo o panorama histórico com o presente;

Olha aí a introdução ruim acabando com o resto do seu texto  via GIPHY

 

Ex.: Diferentemente do que ocorreu em séculos passados durante o processo de colonização, o Brasil, no século XXI, destaca-se no cenário mundial por atuar como área de atração populacional.(…) (In: Guia do Participante Enem 2013)

Perguntas: aqui o candidato lançará diversas questões na introdução, sempre relacionadas diretamente com o tema. Deve-se ter especial cuidado com este modelo de introdução, pois as respostas para as perguntas, lançadas na introdução, precisam estar claras no desenvolvimento do texto;

Ex.: É certo dizer que grande parte dos políticos brasileiros não possuem muito prestígio e confiabilidade entre o povo?

Citações e estatísticas: neste tipo de introdução, o candidato traz uma frase (citação) de algum especialista no assunto, ou estatísticas a respeito do tema. Importante tomar cuidado para não trazer citações “vazias”, que não sejam relacionadas ao assunto, e também se preocupar em fazer uma análise a respeito das estatísticas trazidas, para que elas não fiquem deslocadas;

Ex: Quarenta mil crianças morreram hoje no mundo, vítimas de doenças comuns combinadas com a desnutrição. Para cada criança que morreu hoje, muitas outras vivem com a saúde debilitada. Entre os sobreviventes, metade nunca colocará os pés em uma sala de aula.

Narração: Trata-se de contar uma pequena história ou fato de relevância para introduzir o tema. É importante que o fato tenha relação com o assunto que será abordado no decorrer da redação. Também é importante ter cuidado para que sua dissertação não se transforme em uma narrativa;

Ex: Sentar em uma frigideira com óleo quente foi o castigo imposto ao pequeno D., de um ano e meio, pelo pai, alcoólatra. Temendo ser preso, ele levou a criança a um hospital uma semana depois. A mulher, também vítima de espancamentos, o denunciou à polícia. O agressor fugiu.

Mista: como o próprio termo já diz, neste modelo é possível fundir várias formas de introdução. Pode-se trazer uma introdução com construção de tese e com perguntas, por exemplo, ou com Introdução por Base Histórica e citações, estatísticas.

Ex: A Grande fome de 1315-1317 na Europa (ocasionalmente datada como 1315-1322) foi a primeira de uma série de crises em larga escala que atingiram a Europa no inicio do século XIV, causando milhões de mortes por um grande número de anos, marcando assim o fim de um período anterior de prosperidade durante o século XIII. Nos dias de hoje, quarenta mil crianças morreram no mundo, vítimas de doenças comuns combinadas com a desnutrição.

Antes de iniciar a escrita da introdução, é importante ter em mente o “projeto do texto”, ou seja, você precisa ter claro o ponto de partida e o ponto de chegada, para que não acabe se perdendo no meio.