Passo a passo para atender todos os critérios da Redação UFPR

A prova de redação do vestibular da Universidade Federal do Paraná reserva algumas diferenças, quando comparada as demais provas Brasil afora. Por mais que ela costume pedir um texto dissertativo, o aluno tem apenas 12 (doze) linhas para desenvolver o seu texto. Além disso, o texto deve atender as exigências do enunciado da redação, e se vincular ao texto base. O mais importante é organizar as ideias, para cumprir direitinho com o que o enunciado pede, vamos lá?

  1. Leia o enunciado com atenção

Nessa leitura, o aluno deve se ater ao gênero pedido. Algumas palavras podem indicar esse gênero, como: “comente”, “avalie” ou “julgue”. Nesse caso, espera-se que o aluno apresente um texto argumentativo sobre o tema exposto.

Redação enem

Além disso, preste atenção se o enunciado pede mais alguma coisa como, por exemplo, dar um exemplo atual sobre o assunto em pauta.

  1. Leitura do texto base

Nesse momento, o aluno deve observar os argumentos que o autor utilizou para construir dada opinião.  Anote em um rascunho esses argumentos, pois na hora de escrever o seu texto, você deve deixar claro se concorda ou não com o texto base e porquê.

  • Como estruturar o seu texto: Ao começar sua redação, deixe muito claro o assunto sobre o qual vai escrever, e o seu ponto de vista sobre o texto base. Lembre-se: você pode estar de acordo ou não, mas não esqueça de referenciar com o que você está baseando sua opinião. O aluno deve, também, citar a fonte do texto base, ou seja, o autor e local de publicação. Para essas primeiras informações, reserve em média três (3) linhas de sua redação.
  • Em seguida, você deve apresentar os seus argumentos, sempre relacionando ao texto base. Para essa parte, você pode dedicar em torno de sete (7) linhas.
  • As duas linhas finais são para você retomar seu argumento, reforçando e dando um desfecho ao texto.

Na redação da UFPR o importante é saber administrar as ideias no espaço de doze (12) linhas e, claro, cumprir com que pede o enunciado. Por isso, não deixe de destacar as palavras chaves (do enunciado) e, antes de entregar a prova, confira se está tudo certinho. Boa sorte!