logo redação online

Dicas para a redação da UFRGS

Enquanto muitos já estão tomando água de coco na beira da praia, outros ainda estão ralando para se dar bem nos vestibulares que acontecem no início de 2017, e muitos de vocês estão se preparando para a redação da UFRGS! Por isso, preparamos um listão da UFRGS para te ajudar no vestibular!

Essa galera deixou até mesmo de ver o especial de Natal do Roberto Carlos para estudar e já está assim:

giphy1

Calma aí! Respira fundo, pois agora falta pouco. Toma aquele último fôlego e confere aqui algumas dicas para arrasar na redação da UFRGS:

A redação da UFRGS é aquela “diferentona”.

Ela aceita o uso do “eu” – primeira pessoa do singular – na dissertação, no entanto, ele não é obrigatório e nem deve aparecer no texto todo.

Invista pesado na argumentação!

Antes de mais nada, escolha uma estratégia argumentativa. Você pode escolher um “lado” e argumentar em prol da defesa dele ou pode ter uma postura conciliadora. Exemplo: no ano passado, os vestibulandos foram desafiados a pensar no livro na era digital. A defesa do uso de uma das duas formas literárias, digital ou impressa, ou a conciliação entre o uso da ambas as formas eram dois caminhos possíveis a serem seguidos pelo candidato.

Feito isso, reúna, de forma organizada, todo o conhecimento e vivência que você tem sobre o tema.

Lembre-se sempre que as referências que vão além da coletânea de textos da proposta são bastante valorizadas na redação da UFRGS.

Tome muito cuidado com domínio da norma padrão da língua portuguesa.

A correção da UFRGS é bastante quantitativa, ou seja, cada errinho é contabilizado. Por isso, antes de passar a redação para a folha oficial, faça aquela revisão esperta!

Fuja dos clichês!

Principalmente das frases prontas que circulam na internet, e dos termos rebuscados fora do contexto com a única intenção de tentar deixar o texto “bonito” (só que não!), ninguém ganha nota máxima na redação da UFRGS usando isso.

E o mais importante: lembre-se de que tudo o que você estudou não vai fugir da sua cabeça na hora de escrever a sua redação da UFRGS. Confie na sua preparação e guarde um pouco de champanhe do réveillon para estourar quando sair o listão dos aprovados! E, claro, estude com professores especialistas na redação da UFRGS, isso vai ter um impulso nos estudos para alcançar a nota máxima!

redação ufgrs

Profa. Juliane

Supervisora Pedagógica do Redação Online

Confira artigos relacionados que podem te interessar:

Veja as principais dúvidas sobre a redação da UFRGS:

Como fazer a redação da UFRGS?

Leia o tema, planeje seus argumentos e escreva de forma clara e coerente.
Respeite o limite de 30 a 50 linhas e revise seu texto para corrigir erros.
Consulte as orientações específicas da UFRGS para critérios adicionais de avaliação.

Qual foi o tema da redação da UFRGS 2023?

O tema foi “Apagamento das mulheres na história“. A prova de Redação da UFRGS em 2023 trouxe como tema “O apagamento das mulheres na história e o direito à memória”, título de artigo da juíza do Trabalho Daniela Valle R.

O que zera a redação da UFRGS?

Plágio, fuga total do tema proposto, não atingir o mínimo de linhas (30) ou desrespeitar os direitos humanos.

Quanto vale a redação do vestibular da UFRGS?

A redação do vestibular da UFRGS possui peso de 50% na nota final do processo seletivo.

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes