logo redação online

Redação nota mil: Como estar pronto para qualquer tema que caia no Enem

tema enem

Não sei escrever sobre esse tema, e agora? Veja como se preparar para uma redação nota mil.

Eu estava aqui pensando. Como estar pronto para qualquer tema que possa cair no ENEM?
Essa é uma das grandes dores de cabeça de quem vai fazer as provas do ENEM.  

Imagina só: você treina redação o ano inteirinho para conquistar a tão sonhada redação nota mil e na hora de fazer o ENEM cai exatamente um tema que você não tem ideia de por onde começar a escrever! Melhor nem pensar nisso! Vamos te ajudar a não passar por essa aflição.



Primeiro, independente do tema da Redação do ENEM, na prova você terá alguns textos de apoio. Assim, tem como colher dados e informações sobre o assunto. Ou, se você estiver realmente muito perdido, saber minimamente sobre o que se trata aquele tema.

Porém, tenha cautela: não reproduza trechos dos textos de apoio, porque eles servem apenas para elucidar sobre o assunto. Se você citar trechos dos textos na sua redação, isso vai resultar em um desconto bem “gordo” da sua nota. As linhas da cópia serão descontadas das linhas totais, então você pode zerar sua redação por ela não ter o número mínimo de linhas exigido pelo INEP, que são 7.

Então, você já pode ficar tranquilo, pois o tema de redação do ENEM não cai de paraquedas. Muito pelo contrário, ele é diretamente relacionado a questões do nosso dia a dia e a assuntos que estão em destaque naquele ano da prova. São problemas sociais muito discutidos nos jornais e televisão.

Portanto, vale uma dica que serve tanto para o ENEM, quanto para qualquer outro vestibular ou concurso público: esteja atento aos assuntos debatidos nas mídias. Seja nos jornais, revistas, redes sociais, novelas ou séries.

Não tenha medo de ser o rei da problematização: analisar e criticar tudo ao seu redor pode até ser um saco pra quem convive com você, mas vai ser uma mão na roda na hora de construir a argumentação da sua produção.

Participar daquela discussão no Facebook também te dá uma oportunidade de trabalhar mais a sua retórica par que você depois consiga a sua redação nota mil. Claro, quando há sentido na discussão. Cuidado com notícias falsas e discursos de ódio.

Em geral, os temas do ENEM tem a ver com os direitos humanos. Um passo pra saber o que pode cair no ENEM é estar a par das discussões levantadas por grupos preocupados com esses direitos.

Se mesmo assim você achar que ficaria mais seguro se tivesse “um suporte a mais” na hora de escrever a sua redação nota mil do ENEM, vou te dar mais uma dica de um exercício pode ser feito no rascunho da prova. Escreva o tema da redação em um rascunho, e comece a listar tópicos relacionados a ele, como nesse exemplo:

Tema: A mulher negra no Brasil 

1) Famosos que estão abordando o tema atualmente;
2) Mulher negra e o Carnaval;
3) Como a publicidade influencia os padrões de beleza;
4) Expressões racistas impregnadas em nosso vocabulário;
5) A diferença entre os papéis de atrizes negra e atrizes brancas nas novelas brasileiras;
6) A ausência dos negros nas universidades ou em cargos de destaque;
7) Mulheres negras que conquistaram o seu espaço;

Em seguida, selecione tópicos que você se sente mais à vontade para escrever. Tente lembrar de uma música ou de uma reportagem relacionada aos tópicos listados, o que vai ajudar a escolher as informações que vão compor a argumentação da sua redação nota mil.

Organizando suas ideias e o repertório de abordagens que você pode trazer para o seu texto, você estará mais tranquilo e preparado para desenvolver a redação.

Gostou das dicas que trouxemos para você? Acompanhe nossos posts, tenho certeza que eles vão te dar aquela força para conseguir produzir a próxima redação nota mil do ENEM.

POSTS RELACIONADOS

Tudo sobre o fies 2024

A Lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001, estabeleceu o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com o propósito de oferecer financiamento a estudantes